domingo, 30 de novembro de 2008

O Lápis Traquina - a sua possível aparência e a sua história (28/11/2008)







Lápis Traquina

O lápis traquina gosta muito de fazer traquinices, de brincar com os seus amigos e de viver numa localidade de nome blogue:
http://lapistraquina.blospot.com.
Ele tem um nome curioso, foram os seus pais que lhe deram o mesmo. Os pais do Lápis Traquina eram muito pobres, até ao dia em que o filho e os seus amigos encontraram um tesouro. A partir desse momento foram viver para o Castelo do blogue.
O tesouro encontrado foi o blogue. O Lápis Traquina e os seus amigos, com a ajuda de um segurança, decidem quem vai viver para aquela localidade. Assim, poderão construir um bonito espaço para todos visitarem e evitar os ataques dos seus inimigos (o vírus, o afia e a água).
Desta forma, o blogue de semana para semana ficará mais colorido e preenchido, com a colaboração dos amigos do Lápis Traquina.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Trabalho desenvolvido no âmbito da Área Projecto Futurescolas - O que aprendi /A Roda da Reciclagem - 25/11/2008











Trabalho desenvolvido no âmbito do PNEP - Biografia do São Martinho

Nome: Martinho
Data de nascimento: 316 ou 317 d.C.
Naturalidade: Francesa
Profissão: Cavaleiro
De que exército? Exército Romano.
Que facto mudou a sua vida? Ajudar o pobre
Lenda: Martinho deu metade da sua capa ao pobre e nesse instante as nuvens e o mau tempo desapareceram.
Explica porque é Verão nesse dia: Porque o mau tempo desapareceu e todos anos por esta altura faz bom tempo.
Religião: Cristã
Site consultado: http://www.leme.pt/

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O Magusto na nossa escola (organizado pela Comissão de Pais)


Festejámos o dia de São Martinho na nossa escola. Os meninos da escola colaboraram na festa com 250g de castanhas e, alguns até levaram mais do que aquilo que foi pedido. Cada um de nós colaborou com um brinquedo em segunda mão. Estes brinquedos foram vendidos após a melhor oferta. Haviam bebidas, castanhas e bifanas.

Comemos muitas castanhas, brincámos com o carvão e ficámos com a cara toda negra.

O que eu gostei mais foi das ofertas da escola/pais aos alunos, como por exemplo as bebidas. Não gostei foi de ver os meus colegas repetir as bifanas e outros não comerem nenhuma, pois quando chegou a nossa vez acabaram - se as bifanas.

E assim foi o nosso magusto na escola!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Após a leitura do livro AH de Jesse Goffin...




Se eu fosse o Picasso...


Aqui neste desenho vejo a cor do mar do mar, do céu, e da tristeza.
A cor do mar ajuda-me quando estou zangado a ficar contente. A cor do céu ajuda-me a ter quase sempre excelentes nos testes de todas as disciplinas na escola e fora da escola.
0 roxo ajuda-me a vencer todos os nossos inimigos, porque entristeci os e eles ficar zangado por não estarem no lado bom da vida.
Estas duas cores ajudam-me a ficar feliz quando estou zangado, ajudam-me a ficar contente a sentir-me bem.

Tomás Lóia Sequeira

Vem conhecer Mértola...







Relatório da visita de estudo a Mértola

No dia 23 de Outubro de 2008 fomos visitar a Vila de Mértola. Esta localidade situa-se no Baixo Alentejo, no distrito de Beja e foi construída à margem direita do rio Guadiana numa pequena elevação.
Partimos de Silves às 7h30min e por volta das 9h45min estávamos em Mértola a lanchar. De seguida, as turmas dos professores Dora e Valdemar dirigiram-se ao Posto de Turismo ao encontro da guia de nome Mariana.
Caminhámos pelas ruas estreitas de Mértola visitámos a Mesquita, o Castelo, o Museu Islâmico e o Museu Romano. Aprendemos que esta vila tem muitos vestígios Islâmicos e Romanos e que esta vila é a única no país que tem um Mesquita. Todas as outras foram demolidas pelos Cristãos. Os povos que povoaram mais tempo na vila de Mértola foram os Romanos e os Muçulmanos.
Concluído o nosso roteiro, fomos almoçar junto ao rio. A seguir dirigimo-nos para o autocarro para fazermos a viagem de regresso até Silves, pelo caminho parámos em Alcoutim e chegámos a Silves às 17h45min.
Com esta visita aprendemos, brincámos, rimos, conhecemos uma localidade com muitas histórias para contar e com pessoas que cativaram o nosso coração pela sua simpatia.

Mesquita - Vitor


Visita de estudo a Mértola (23/10/2008)