quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Plano Nacional de Leitura (14/01/2009)

O Século mais novo do Mundo













Síntese do livro:
“O Século mais novo do Mundo”

A história “ O Século mais novo do Mundo” foi escrita por Teresa Duran e Montse Gisbert, conta a história do nascimento do século XXI e relata factos importantes sobre os séculos.
Descobrimos com a história deste livro que as personagens são medidas de tempo e para além disso as mesmas constituem uma família e que o século XXI é o elemento mais novo. Por outro lado as autoras relatam os acontecimentos importantes dos vários séculos e explicam e como fazer uma contagem em séculos.
Aprendemos como identificar e contar os séculos e que sem o tempo e a história não sabíamos o que aconteceu nos outros séculos.

Trabalho desenvolvido no âmbito do Projecto Juventude e Cinema da Direcção Regional de Educação do Algarve, desenvolvido em conjunto com a biblioteca.






Manuel de Oliveira em 1942 fez o filme Aniki-bóbó, a partir da obra original: “Meninos Milionários”. As personagens principais são: a Teresinha, o Eduardo e o Carlos.
O Carlos era um menino calmo e bom.
O Eduardo era brigão e atrevido.
A Teresinha era uma era uma menina bonita sossegada.
Neste filme o que mais gostei foi quando o Carlos e a Teresinha ficaram amigos, depois de o Eduardo ter caído para perto da linha do comboio.
Aconselho a verem este filme. Às pessoas antigas para recordarem os seus tempos de escola, e aos meninos da minha idade, para saberem como era no tempo dos seus avós.